top of page

Projeto Babitonga Ativa encaminha ciclo de formação em ecocidadania para comunidade escolar em 2016

A equipe do Projeto Babitonga Ativa apresentou, entre novembro e dezembro, a estrutura curricular da Formação Continuada em Ecocidadania a diretores, supervisores escolares, educadores e representantes das secretarias de Educação de São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Araquari e Garuva. Com a série de reuniões, os participantes trouxeram sugestões e avaliaram a proposta.


A parceria com as secretarias de Educação e os diretores das escolas está proporcionando a construção participativa da Agenda Integrada de Ecocidadania por meio da integração à Formação Continuada em Ecocidadania, ação que proporcionará um espaço de diálogo entre a comunidade escolar, tendo em vista a motivação dos envolvidos para a participação e ativação da ecocidadania. O planejamento pedagógico está sendo construído de forma participativa e a definição da Estrutura Curricular se dará com a inclusão das considerações dos envolvidos.


A formação prevê o desenvolvimento de módulos temáticos por meio de oficinas socioambientais e culturais tendo início em março de 2016. A parceria será formalizada por meio de termo de cooperação junto às prefeituras e demais instituições interessadas. A formação tem como tema gerador a saúde ecossistêmica da Baia Babitonga e está sendo estruturada para estimular a sensibilização socioambiental do cidadão e a busca pela participação nos órgãos colegiados constituídos, como os Conselhos de Meio Ambiente (Comdemas), associações de moradores, e o futuro Grupo Pró-Babitonga (GPB).


A formação continuada em ecocidadania também pretende multiplicar, disseminar e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, com intenção de estimular a reflexão crítica e a interação com estratégias didáticas ligadas à sustentabilidade socioambiental local. Também será estimulado o sentimento de pertencimento da população sobre o território e a responsabilidade coletiva sobre ele, impulsionando a participação no processo de criação do Grupo Pró-Babitonga (GBP) e, por consequência, do Plano de Gestão do Ecossistema Babitonga (PGE).



Em São Francisco do Sul, a reunião foi realizada na segunda-feira (23/11), no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Irmã Joaquina. Os diretores de 11 escolas demonstraram interesse em participar da formação e contribuíram com o aperfeiçoamento da proposta pedagógica, levando em conta a realidade da comunidade escolar do município. A estrutura curricular foi entregue à coordenadora de Ensino, Marilza de Braga Costa, que encaminhou para a secretaria de educação Mara Lúcia Moreira Jasper. Também participaram do encontro Roseli Gonçalves França da Silva, da secretaria de Educação, Selma Rosa dos Santos (E.B.M.Francisco Anselmo Correa); Mariane Cristina Santos (E.B.M. Dr. Rogério Zattar); Marli Vidal de Almeida (E.B.M. Lúcia Patrícia de Mira); Vivian da Silva (E.B.M. Álvaro T. Dippold); Daniele Budal Arins de Souza (E.B.M. Ramiro B. Rocha); Elsa C.R da Silva (E.B.M. Izidoro Curvello); Alessandra Oliveira (E.B.M. Waldemar da Costa); Vanessa de Carvalho Eggert dos Santos (E.B.M. CAIC Irmã Joaquina); Marcia de Mira (E.B.M. Antônio Canuto); Flávia Regina dos Santos (E.B.M. Morro da Cruz) e Dionise de Ramos (E.B.M. Dr. Franklin de Oliveira).




Na segunda-feira (7/12) a equipe apresentou a proposta pedagógica da formação para Mara Lúcia Moreira Jasper (Secretária Municipal de Educação e Cultura) e Marilza De Braga Costa (Coordenadora de ensino) também acompanhou a reunião trazendo as sugestões colhidas ao longo da reunião com os diretores e educadores.


Em Balneário Barra do Sul, a apresentação da estrutura currícular aconteceu na quinta-feira (3/12) e contou com a participação das representantes da secretaria de Educação Margot Janssen Nunes, Jessel Vechter e Luciani Souza dos Santos, Fabiane Venturini Souza, do Centro de Ensino Infantil Lair Carvalho; Alessandra dos Santos, da Escola Municipal Vandelina M. Anacleto; Odicleia Corrêa, da Escola Municipal Manoel H. Borges); Inês Teresinha Soares do Departamento de Cultura e Cirlei Nascimento e Jéssica Schmitt, da Secretaria do Meio Ambiente, também participaram. Entre as sugestões, elas destacaram a importância de valorizar o patrimônio material e imaterial da região.





Em Araquari, a reunião foi realizada na quinta-feira (10/12), contou com a presença das coordenadoras pedagógicas Eliete Sandra Dionei Almeida, Rosane Carvalho e Sandra Edilene Barbosa, além da secretária-adjunta de Educação, Alcemira Amara da Cunha. Por sugestão das coordenadoras, foi sugerido incluir o escritor e cordelista Pedro João Pereira para contribuir com a atividade “Literatura de Cordel”, o que foi prontamente aceito pela equipe do Projeto Babitonga Ativa.






Em Garuva, a reunião aconteceu na sexta-feira (11/12) com a participação da supervisora de Educação Infantil, Adriane Moecke Galando; da diretora de Ensino, Susan Klear Lopes Constantino e da diretora da Escola Básica Maria Martins Budal, Claúdia Reguelim. As representantes sugeriram a realização, nas primeiras semanas de janeiro, de uma apresentação aos interessados em participarem da formação.


Em Joinville, a reunião foi realizada na sexta-feira (20/11), com representantes dos núcleos de educação ambiental da secretaria municipal de Educação de Joinville (NEAM) e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da 23ª Gerência Regional de Educação (Gered), da rede pública estadual de ensino, para apresentação da estrutura currícular da Formação em Ecocidadania, estas reuniões foram publicadas em nota anterior.


Em Itapoá, a reunião para apresentação da estrutura curricular será realizada no início de janeiro. A equipe pedagógica da secretaria de educação também confirmou parceria para desenvolvimento da formação em 2016. Desta forma, o Projeto Babitonga Ativa finaliza o ano com a confirmação da comunidade escolar dos seis municípios do entorno da Baía para a participação junto à Formação em Ecocidadania.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page